Aula 2 - Desenhando na tela.

O que você irá aprender nesta aula?

  1. O que é um import?
  2. Desenhar uma esfera.
  3. O que é o main?
  4. O que é o picture?
    4.1 Mas o que é uma lista?
  5. O que é o circle?

1- O que é um import?

A primeira linha de todos os programas que vamos escrever neste curso será:

import Playground exposing (..)

A palavra import significa importar em inglês. Esta linha é necessária pois permite que a gente tenha acesso aos códigos que estão definidos no Playground. Na Aula 5 explicarei mais em detalhes mas, sem ela, não seriamos capazes de desenhar na tela. Por isso, todos nossos programas neste curso vão começar com esta linha.

2- Desenhar uma esfera.

Hora de programar!
Vamos desenhar um círculo na tela?
Abra novamente o site https://elm-lang.org/try em uma outra aba de seu navegador e cole o código abaixo.

import Playground exposing (..)

main =
  picture
    [ circle green 100 ]

Em seguida pressione Rebuild e veja o resultado da execução conforme imagem abaixo.

Desenhando um circulo

Mas o que está acontecendo?!

3- O que é o main?

A palavra main em inglês significa principal. É através dela que indicamos para o computador onde começa nosso programa.
Portanto, todos os nossos programas vão precisar ter essa linha:

main =

E todo o restante representa o que queremos que o computador faça pra gente.
Dica: não pode ter nenhum espaço antes da palavra main.

4- O que é o picture?

A palavra picture em inglês significa desenho. É através dela que expressamos para o computador que queremos desenhar algo na tela.
Em seguida criamos uma lista (representada pelos símbolos [ e ]) de formas geométricas, que vão formar nosso desenho (picture). Neste exemplo nosso desenho é formado por apenas uma forma geométrica: um círculo.

4.1- Mas o que é uma lista?

Quando vou ao supermercado, escrevo uma lista de produtos que quero comprar. Algo como:

  • 5Kg de arroz
  • 1Kg de feijão
  • 3 batatas grandes
  • 2 mangas

O conceito de lista na programação é muito similar: é apenas uma estrutura para organizar e relacionar um conjunto de dados.

Para representarmos em Elm, por exemplo, o conjunto de números entre zero e dez, escrevemos:

[ 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 ]

E uma lista pode ser muito grande, pode ter apenas um elemento ou pode até mesmo ser vazia!

Outros exemplos de listas:

Uma lista vazia:

[]

Uma lista com um único elemento:

[ 1 ]

Uma lista com 3 elementos:

[ 8, 13, 311839 ]

Outra lista com 3 elementos:

[ "Batata", "Cenoura", "Abóbora" ]

Ao longo deste curso vamos criar muitas listas.

5- O que é o circle?

Uma lista de formas geométricas pode ter círculos, retângulos, hexágonos entre muitas outras formas. No nosso exemplo, utilizamos um círculo (circle em inglês). Para desenharmos nosso círculo precisamos informar 2 parâmetros:
O primeiro parâmetro representa sua cor. No nosso exemplo, usamos a cor verde (green).
O segundo indica o diâmetro do círculo. Neste caso, 100.

E agora?

Agora chegou a hora de você colocar as mãos na massa e praticar um pouco!

Siga para os desafios da Aula 2 e bons estudos!