Aula 7: Desafios
DESAFIO 1 (fácil): alterando a velocidade.
Leia o código abaixo e tente imaginar o que irá aparecer na tela. E o que significam os valores 10, 100 e 12?
import Playground exposing (..)
main =
animation view
view time =
[ circle blue (wave 10 100 12 time)
]
Agora altere o código acima para que o círculo pulse 4 vezes mais rápido.
Em seguida, altere-o para que pulse 4 vezes mais lento que o código original.
DESAFIO 2 (fácil): Adicione um círculo dentro do outro.
import Playground exposing (..)
main =
animation view
view time =
[ circle blue (wave 10 100 10 time)
]
Inclua no código acima um novo círculo vermelho que fique estático/parado.
Este novo círculo deve ficar sob o círculo azul e deve ter um diâmetro
igual a 200.
DESAFIO 2 (Intermediário): Crie 2 círculos pulsando.
import Playground exposing (..)
main =
animation view
view time =
[ circle blue (wave 20 80 2 time)
]
Altere o código acima para atender os seguintes critérios:
- Mova o circulo para a esquerda em 200 unidades.
- Crie um novo círculo azul com a mesma ondulação deste e o mova para direita em 200 unidades.
O resultado final esperado são dois círculos pulsando no mesmo ritmo, um ao lado do outro. Talvez dê para imaginarmos isso como sendo a animação de dois olhos piscando?
DESAFIO 3 (Avançado): Crie um triângulo entre os círculos.
Complemente o código do desafio 2 e crie um triângulo amarelo estático/parado entre os dois círculos.
Se imaginarmos que os círculos são 2 olhos, o triânulo seria como se fosse um nariz! Ele deve obedecer as seguintes regras:
- Deve ser na cor amarela.
- Deve ter um diâmetro igual a 50.
- Deve ficar 75 unidades para baixo no eixo vertical (eixo y) em relação ao centro e bem no meio (0 unidades) no eixo vertical.
- Deve ficar rotacionado de forma que a parte de cima seja plana e a parte de baixo forme um ângulo.
O resultado final esperado são dois círculos pulsando no mesmo ritmo, um ao lado do outro e um triângulo amarelo simulando um nariz. Ou talvez o bico de um pássado! Use sua imaginação :)
DESAFIO 4 (Avançado/livre): Desenhe a figura de uma animal.
Ao longo das aulas aprendemos como desenhar triângulos, círculos, retângulos e quadrados. Aprendemos também como rotacioná-los, posicioná-los na tela e hoje aprendemos nossa primeira forma de animação: movimento de ondulação (wave).
Use este conhecimento todo que você adquiriu até o momento e tente desenhar a figura de um animal qualquer na tela.
Se estiver sem inspiração, você pode tentar: desenha um pássaro, um macaco, um cachorro, um gato... não se preocupe em deixar o desenho perfeito. O importante é treinar!
E agora?
Conseguiu fazer todos os exercícios? Teve dificuldade em algum?
Siga para as respostas dos desafios para ver a solução.