Aula 9: Desafios

DESAFIO 1 (fácil): abstraindo o conceito de Árvore.

Observe o código abaixo e tente entender o que está acontecendo.

import Playground exposing (..)

type alias Arvore =
  { altura : Number 
  , largura : Number
  , raioCopa: Number
  }

minhaArvore = Arvore 150 40 75

main =
  picture (desenharArvore minhaArvore)

-- Esta função está incompleta.
desenharArvore arvore =
  [ circle green arvore.raioCopa
  ]

Você consegue imaginar o que vai acontecer se executarmos este código?

Utilizando um type alias estamos primeiro explicando para o computador o que é uma árvore. Neste caso, uma árvore é formada por 3 campos: altura, largura e raioCopa. Os dois primeiros representam informações do tronco e o último da copa/folhas.
Com estas informações somos capazes de, a partir desta estrutura, desenharmos árvores parecidas com as que fizemos na aula 3e aula 4 deste curso.

Como deve ter observado, a função desenharArvore está incompleta e estamos desenhando apenas a copa/folhas de nossa árvore.

Antes de continuar, abra o seguinte endereço em uma outra aba em seu navegador: htts://elm-lang.org/try e execute o código definido mais acima.

Agora altere a função desenharArvore para que ela desenhe também o tronco de nossa árvore.

Resposta

Existem várias várias formas de resolver este desafio. A parte mais difícil não tem a ver com programação, mas com matemática! :)

Precisamos definir onde será desenhado o retângulo que representa o tronco de nossa árvore e, dessa vez, este valor é parametrizado. Desenhar o retângulo é a parte fácil:

import Playground exposing (..)

type alias Arvore =
  { altura : Number 
  , largura : Number
  , raioCopa: Number
  }

minhaArvore = Arvore 100 20 50

main =
  picture (desenharArvore minhaArvore)

desenharArvore arvore =
  [ circle green arvore.raioCopa
  , rectangle darkBrown arvore.largura arvore.altura
  ]

Mas se executarmos este código, vamos ver que o tronco é desenhado em cima das folhas. Precisamos move-lo para baixo para que fique na borda do círculo.

Aqui, você poderia ter adotado diferentes estratégias. Eu optei por calcular o ponto exato onde termina o círculo para mover meu tronco até este local. Para isso preciso somar 2 valores: o raio do círculo mais metade da altura do tronco. Desta forma o tronco ficará posicionado exatamente no final das folhas:

import Playground exposing (..)

type alias Arvore =
  { altura : Number 
  , largura : Number
  , raioCopa: Number
  }

minhaArvore = Arvore 150 40 75

main =
  picture (desenharArvore minhaArvore)

desenharArvore arvore =
  [ circle green arvore.raioCopa
  , rectangle darkBrown arvore.largura arvore.altura
    |> move 0 -(arvore.raioCopa + (arvore.altura / 2))
  ]

DESAFIO 2 (difícil): desenhando olhos.

Vamos criar uma maneira de desenhar olhos na tela de forma parametrizada.

Você deve criar uma função chamada olho que irá receber como parâmetro um Record. Para isso, crie um type alias chamado Posicao contendo os campos x e y, ambos do tipo Number.

A função olho deve retornar uma lista de círculos que representará um olho na tela. Nosso olho será composto por pelo menos 2 círculos, um dentro do outro. Use sua imaginação para desenha-lo!

Em seguida crie 2 outras funções chamadas olhoEsquerdo e olhoDireito. Estas funções devem acionar a função olho passando a posição dos olhos. O olho esquerdo deve ser desenhado a partir do ponto (-100, 20) e o olho direito a partir do ponto (100, 20).

Por último a sua função main deve acionar as funções olhoEsquerdo e olhoDireito para desenhar as figuras na tela.

👩‍🏫 Dica: ambas as funções olhoEsquerdo e olhoDireito retornam uma lista de figuras. Será necessário juntar estas duas listas em uma só antes de acionar a função main (que espera uma única lista de figuras). Para fazer isso você pode usar o simbolo ++. Exemplo:

numerosPequenos = [1,2,3]
numerosGrandes = [100,101,102]
listaDeNumeros = numerosPequenos ++ numerosGrandes

No código acima, listaDeNumeros irá conter a seguinte lista: [1,2,3,100,101,102]

Teste resolver o exercício. Caso tenha muita dificuldade você pode seguir a estrutura criada abaixo:

import Playground exposing (..)

type alias Posicao =
  -- defina aqui os campos x e y

olhoEsquerdo = 
  -- aqui você deve acionar a função olho (lembre-se dos parânteses!)

olhoDireito =
  -- aqui você deve acionar a função olho novamente

main =
  -- Passe como parâmetro da função picture o resultado da concatenação 
  -- do resultado das função olhoEsquero e olhoDireito.
  picture

olho posicao =
  [ -- desenhe aqui um olho usando pelo menos 2 círculos.
  ]

Resposta

Existem infinitas formas de resolver este exercício! O importante é praticar. Abaixo deixo como o exemplo a minha resposta. Nela, usei 3 círculos para representar cada olho.

import Playground exposing (..)

type alias Posicao =
  { x : Number
  , y : Number
  }

olhoEsquerdo = 
  olho (Posicao -100 20)

olhoDireito =
  olho (Posicao 100 20)
main =
  picture (olhoEsquerdo ++ olhoDireito)

olho posicao =
  [ circle gray 50 
    |> move posicao.x posicao.y
  , circle black 20
    |> move (posicao.x - 10) (posicao.y - 5)
  , circle white 5
    |> move (posicao.x - 15) (posicao.y - 8)
  ]

DESAFIO 3 (livre): desenhando o restante do rosto.

Crie outras função para demais partes do rosto. Por exemplo: nariz, orelha, boca, sombrancelha... use a imaginação!

Repostas

Exercícios livres não possuem respostas certas ou erradas! O importante é praticar e se divertir.

E agora?

Este curso ainda está sendo criado e por enquanto possui uma quantidade reduzida de aulas. Novas aulas vão ser publicadas ao longo das próximas semanas!

Gostou da ideia deste projeto? Quer mandar alguma sugestão ou tirar alguma dúvida? Entre em contato com o autor enviando um e-mail para marcio@segunda.tech.