Aula 5 - Passagem de parâmetros.
O que você irá aprender nesta aula?
- Passagem de parâmetro.
- Bibliotecas de software.
- Como criar suas próprias funções parametrizadas.
- Parâmetros nomeados.
1- Passagem de parâmetro
Como já disse em outras aulas, quase tudo
em Elm são funções. Isso inclui as palavras
circle, triangle, square, entre outras.
Quando digitamos por exemplo:
circle yellow 100
circle é o nome de uma função que tem dois parâmetros: uma cor e um diâmetro. Por isso, sempre que vamos criar um círculo, precisamos passar 2 argumentos (em ordem).
Esta função circle está definida dentro do Playground, que é uma biblioteca do Elm.
2- Bibliotecas de software
Ao desenvolvermos um software vamos nos deparar
com vários problemas que outras pessoas já
enfrentaram e solucionaram.
Nestes casos podemos reutilizar as soluções pré-existentes,
facilitando assim nosso trabalho.
Por exemplo: desenhar um elemento na tela é uma tarefa
recorrente e utilizada para vários programas diferentes.
Por isso, outra pessoa desenvolvedora já solucionou este
problema e podemos nos aproveitar do trabalho dela para
desenvolvermos o nosso programa.
Este conjunto de código escrito por outras pessoas
é o que chamamos de bibliotecas. Até agora utilizamos
uma biblioteca, a Playground,
que contém funções que podemos utilizar
para desenhar e animar figuras na tela.
3- Como criar suas próprias funções parametrizadas
As funções que definimos em nossos
códigos também podem ter parâmetros.
Observe o exemplo abaixo e tente
entender o que está acontecendo:
import Playground exposing (..)
main =
picture
[ tronco
, folhas
, fruta 50 50
, fruta -40 20
, fruta -50 100
, fruta 40 130
]
tronco =
rectangle darkBrown 60 250
|> move 0 -150
folhas =
circle green 150
|> move 0 50
fruta x y =
circle red 20
|> move x y
O resultado final é o mesmo que tínhamos
no desafio da aula passada: uma árvore
com frutas. Mas o código está
menor e mais simples.
Além disso, agora é mais fácil criar novas
frutas em nossa árvore!
Na função frutas definida
no código acima, temos dois parâmetros:
x e y.
Isso significa que sempre que formos
utilizar esta função, vamos ter que
passar 2 argumentos (valores).
Em algumas linguagens de programação
precisamos especificar explicitamente
qual o tipo de cada variável.
Em Elm isso não é necessário. A
linguagem é esperta o suficiente para
descobrir que x e y, neste caso, são
números.
Observe também que dentro da função fruta repassamos os valores de x e y para outra função na seguinte linha:
move x y
4- Parâmetros nomeados
Embora em nosso exemplo o nome dos parâmetros sejam apenas um caracter, eles podem ser grandes e mais expressivos. Poderia ser, por exemplo:
fruta posicaoX posicaoY =
circle red 20
|> move posicaoX posicaoY
Dica: dar bons nomes para nossas variáveis e funções é uma das tarefas mais difíceis na programação! Por isso, reflita bastante antes de escolher um nome e, se necessário, troque por um mais descritivo sempre que achar que o código está ficando confuso.
E agora?
Agora chegou a hora de você colocar as mãos na massa e praticar mais um pouco!
Siga para os desafios da Aula 5 e bons estudos.